segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

2a AULA



TEMA : GÊNESIS, a criação

1) Texto base: No princípio, criou Deus os céus e a terra.
                         Gênesis 1:1

2) Objetivo: Apresentar de maneira didática, factível, teológica o relato da criação, segundo o livro de Gênesis.

3) O Livro e sua autoria: falando de maneira direta, o Livro de Gênesis é um trabalho anônimo. No entanto, a tradição histórica, bem como atestos bíblicos(Mc 12:26; Lc 24:27; Jn 1:45; Rm 10:5; 2Co 3:15), apontam para Moisés, que teria escrito durante o Período do Êxodo, entre 1440 a 1400 a.C.
Há, entretanto, outra corrente que aponta que o Pentateuco foi escrito inteiro e no período exílico, por volta do ano 550 a.C.


4) Highlights e fatos: Gênesis retrata a criação, a queda no pecado, a chamada de Abraão e a história dos ancestrais de Israel. Provavelmente, tais histórias circulavam entre os israelitas durante o periodo da escravidão no Egito. Gênesis trata também do nascimento e da história primeira da raça humana como a conhecemos. Tribos, cidades e civilizações, se erguem e sucumbem, no rítmo que é peculiar a raça humana.

5) Linha do tempo:

·      Criação e queda
·      Dilúvio
·      Babel
·      Vida de Abraão – 2166-1991 a.C.
·      Vida de Isaque – 2066-1886 a.C.
·      Vida de Jacó – 2006-1886 a.C.
·      Vida de José – 1915-1805 a.C.
·      Livro de Gênesis – 1446-1406 a.C.

6) Temas do Livro de Gênesis:

·      Criação. E tudo o que Deus fez era bom. (1:31);
·      A imagem de Deus. Homem e mulher foram criados iguais.
·      Pecado e queda. Entrou por Adão (3:1-19; Rm 5:12)
·      A Redenção: apesar de Deus ter escolhido um grupo etcnico para trabalhar no Velho Testamento, seu propósito é que todos venham a conhecer seu amor e graça através dos descendentes de Abraão (12:1-3)

7) Divisão interna:

1.   História da criação: quatro grandes eventos (1:1 a 11:26);
·      A criação do Universo e Adão e Eva (1-2)
·      A Queda e os resultados do pecado (3-5)
·      O Dilúvio (6-9)
·      O surgimento das nações (10:1-11:26)
2.   História dos Patriarcas: quatro grandes personagens (11:27-50:26)
·      Abraão (11:27 a 20:18)
·      Isaque (21-26)
·      Jacó (27:1 a 37:1)
·      José (37:2 a 50:26)



8) A Criação
O relato da criação (1:1 a 2:3) é um todo bem estruturado. Os primeiros e últimos versos formam uma espécie de moldura geral. Na primeira parte (1:3-10) Deus cria a estrutura para a colocacao da vida, e depois povoa a terra com toda a sorte de vida animal multiforme.

Pontos Gerais:

·      Criou, do hebraico BARÁ, sempre esse verbo é usado para situações únicas de Deus, que retrata uma ação divina que produz um resultado novo e imprevisível. (Is 43:1-5; Sl 51:10;  Is 65:18)
·    
Céus e terra. Expressão semitica para designar Cosmos. Vem do costume de utilizar duas características para identificar o todo.
·      
Havia trevas sobre a face do abismo. Outra tradução possível seria “tudo era um mar profundo coberto e escuridão.”Segundo os povos do Antigo Oriente, no princípio só havia um caos de trevas que a tudo cobria.
·  
Houve tarde e manhã. Literalmente anoiteceu e amanheceu. Ou seja completou-se um dia.
·    
Dia. Não literal. Destina-se a tratar de forma didática, ordenada, racionalizada, o período da criação. Ver tipos de dias.
·      
Firmamento. Designa uma coisa expandida ou estendida, como uma lamina de metal batida a golpes de martelo. Baseada na crença antiga de que o mundo estava dividido em 3 níveis: o céu, a terra, e o mundo subterrâneo (Ex 20:4). O céu era concebido como uma expansão, uma abóbada sólida, sobre o qual se apoiava um imenso reservatório de água ou oceano superior, de onde vinham as chuvas. A terra que era plana, e no mundo subterrâneo havia um imenso oceano, sobre o qual se apoiavam os pilares da terra. (Gn 1:2; Sl 24:2; Sl 104:5; Sl 136:6).


Neblina.(2:6). A palavra seria mais concretamente signifique água que brota da terra ou manancial. 



9) O ÉDEN

A palavra Éden pode ter duas origens: a palavra Suméria eden, que significa estepe ou campo aberto; ou a mesma palavra identica Semítica que denota luxo ou prazeres. Ainda pode ser usado de forma metafórica como o Jardim de Deus(Is 51:3; Ez 28:12-15).

Situado entre quatro rios: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Sendo que os dois últimos são localizáveis por terem a mesma nomenclatura antiga. Já os outros dois não se tem dados certos que possam colocá-los em uma localização precisa.


10) A Criação do Homem


·      À nossa imagem: esse plural, pronunciado por um Deus único, tem sido interpretado de diversas maneiras. Parece dar a ideia de deliberação especial para diferenciar o resto da criação.
·      
Homem. (1:27). Do hebraico adam, designa aqui todo o gênero humano, já em outras passagens torna-se nome próprio.

·      À Sua imagem (1:27). Os seres humanos não são apenas uma criação, mas são dotados de características que lhes permitem entrar em uma relação pessoal com o Criador, bem como exercer a representação do mesmo e seu governo-28. (Gn 5:1; 9:6; 1Co 11:7; Tg 3:9)
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·      Pó da terra.(2:7). O texto hebraico faz um jogo de palavras com os termos adam, que significa homem ou ser humano, e adama, que significa terra cultivável ou solo.
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Formou (2:7). A menção desses atos especiais chama atenção para o que distingue o ser humano dos demais criados. Dá a idéia da imagem do oleiro a modelar seus vasos.

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